Jorge Jesus - Expectativas, dúvidas e certezas


Jorge Jesus está de volta ao Benfica. Amanhã começa um novo ciclo com o Mestre da Táctica ao leme do clube encarnado.
Apesar de não ser um nome consensual entre os adeptos devido a ter sido transformado numa persona non grata pela estrutura encarnada aquando a sua saída para o rival Sporting, ora porque foi um Judas ora porque tinha levado consigo software com os segredos do sucesso do clube da luz, os adeptos estão com expectativas em alta devido ao seu regresso.

Desde Jorge Jesus que não se vê um futebol entusiasmante na Luz (excepto aquele meio ano de Bruno Lage) e os planteis do Benfica têm sofrido uma razia em termos de qualidade de ano para ano.
Uns culpam os treinadores por não se imporem à famosa estrutura (quantas vezes disse Bruno Lage em conferências de imprensa que queria um plantel de 23 jogadores com 2 bons jogadores por posição?), outros culpam a famosa estrutura por só ter olhos para as vendas/compras/comissões e julgar que ganha sem bons jogadores. Mas apesar de se poderem apontar diferentes culpados todos esperam o mesmo de Jorge Jesus, que mude radicalmente a estratégia e que este ano se dê início a um ciclo vitorioso em que o importante será ganhar títulos e assumir um Benfica Europeu.
Se em relação às expectativas estamos conversados há algumas dúvidas em relação ao que irá acontecer.
Este plantel oferece garantias a Jorge Jesus? NÃO, como se viu na final da taça este Benfica tem um plantel cheio de lacunas, as segundas linhas mal servem para um clube de meia tabela e os titulares deixam muito a desejar, nem Ferro nem Jardel agradam aos benfiquistas, André Almeida é curto, Gabriel apesar do que dá ao jogo perde mais bolas numa parte do que deveria perder em 3 jogos, Taarabt não sabe defender, Pizzi desaparece nos jogos grandes, Rafa desapareceu algures a meio da época, Cervi não oferece nada ofensivamente e Seferovic... bem nem vou tecer comentários.
Então o que irá Jorge Jesus fazer? Será que irá dar guia de marcha a metade do plantel? Ou será que irá fazer evoluir alguns dos jogadores aqui mencionados dentro do seu modelo de jogo?
Em relação a certezas é que Jorge Jesus não iria voltar ao Benfica para fazer má figura na Europa nem para ver o FCPorto festejar campeonatos consecutivos, Jorge Jesus tem decerto a garantia de Luís Filipe Vieira que irá ter mais condições que os seus antecessores e a imprensa tem andado num corropio de nomes para chegar este verão ao clube da Luz, e desde Garay a Cavani passando por Everton Cebolinha alguns deles não são propriamente baratos, ou falando melhor, nem esperavam os adeptos que pudessem estar ao alcance de um clube como o Benfica.
Assim vamos ver o que trazem as próximas semanas para o centro de estágios de o seixal e voltaremos com uma análise aos reforços do clube da Luz.

Comentários

  1. Apesar de facilmente reconhecer que JJ é um upgrade em termos de qualidade no que toca a treinadores, não teria sido a minha escolha.
    Claramente há aqui uma preocupação do presidente do Benfica para tentar garantir a sua reeleição com um treinador que garante futebol total e possiveis reforços de peso.
    Pena essa preocupação não se ter estendido a outras épocas...
    Veremos se Jesus consegue operar rapidamente a mudança que se espera, daqui a um mês o Benfica tem a 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões a uma mão. É um jogo decisivo para o Benfica e também para Vieira.

    ResponderEliminar
  2. Do Pise concorde, do seferovique ... o rafa e o cerve irem crescer muto co mister, duvida se o rafa aguenta ca pressao alta do mister..
    É fácil criticar a defesa cande na tens um 6, um medio defensivo né cajude na defesa, é coisa que tode a equipa do mister sempe teve...
    Ha ricursos mal ahproveitades, tino e jota paressem estar escondides dos tubarões da europa...
    O mister também gosta di comprare muto jegadore, e disperdiça muto.. Temos outres jegadores empestados bons mas o mister ta atente..
    O mister xigou o ruben já aparou o cabele que joga a central não é o nune gomes cralhes, os manes tavares idem pa musica gravar uns albuns e fazerem uns espetacules co carreira.
    O mister xigou cralhes!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo das 10:52 já ganhaste o prémio de JJ Boçe ahahah

    ResponderEliminar

Publicar um comentário

Aqui não há lápis azul, aqui não há comentários rejeitados. Portanto: Escreve praí!